Funcionamento do microfone e do altifalante (de indução)

07-01-2013 14:07

O texto seguinte foi retirado de: http://m-fq.blogspot.pt/2010/04/microfone-e-altifalante-fisica-11ano.html em 06-01-2013

 

O funcionamento do microfone e do altifalante tem por base a indução electromagnética. Ambos são constituídos por uma membrana ou diafragma, uma bobina e um íman, contudo, no microfone um sinal sonoro é convertido num eléctrico enquanto no altifalante o processo é inverso, um sinal eléctrico é convertido em sinal sonoro.


(imagens retitradas de http://perceberomundo.blogs.sapo.pt/4233.html em 06-01-2013)

Funcionamento do microfone: Quando o som atinge a membrana, esta entra em oscilação devido ás variações de pressao, provocadas pela onda sonora, onde de pressão. Como a membrana está ligada à bobina, esta passa a oscilar com a mesma frequência. Durante este movimento, o fluxo magnético do campo criado pelo íman varia, induzindo uma força electromotriz que dá origem a uma corrente eléctrica na bobina do microfone. Esta corrente alternada induzida na bobina apresenta as mesmas características do som original, quer em frequência quer em intensidade.

Funcionamento do altifalante: Quando a corrente eléctrica passa na bobina, varia de acordo com os sinais eléctricos recebidos (resultantes, poe exemplo, da conversão no microfone de um sinal sonoro), dando origem a um campo magnético variável que, ao interagir com o campo magnético criado pelo íman, provoca na bobina um movimento oscilatório. Uma vez que a bobina está ligada a uma membrana, esta passa a vibrar com a mesma frequência e com a mesma intensidade, reproduzindo o som original, ou seja, a membrana oscilante nao é mais do uma fonte sonora.

 

NOTA: Em vez de um íman fixo e a bobina ligada à membrana, pode-se ter a bobina fixa e o íman ligado à membrada (como no filme seguinte).

 

O filme seguinte ilustra o funcionamento de um microfone. Tenta explicar todas as situações observadas.