Blogue da Turma

Fenómenos Ondulatórios (1ª parte) - Reflexão e Refração da luz

18-01-2013 14:10
 
Reflexão e refração da luz - apresentação

 

Clica "aqui" para acederes a uma aula virtual sobre a reflexão total

Telecurso2000 - Física - Reflexão

Telecurso2000 - Física - Refração

Transmissão de Informação - Modulação

14-01-2013 11:40

Comunicação sem fios

11-01-2013 15:51

No filme seguinte estão dois circuitos, um ligado a uma fonte de alimentação de corrente alternada (primário ou emissor) e outro ligado a uma lâmpada, sem fonte de alimentação (secundário ou recetor).

O sinal elétrico é transmitido, “sem fios”, do emissor para o recetor.

Explica as diferentes situações observadas.

 

Uma onda eletromagnética pode ser "produzida" por oscilação de uma carga elétrica, como ilustra o filme seguinte:

Sinais analógicos e diditais

08-01-2013 12:58

Um sistema analógico é representado por um sinal contínuo, o digital é representado por sinais discretos (zeros e uns). Assim, qualquer ruído num sinal analógico é praticamente impossível de ser "limpo", pois ele adiciona-se ao sinal, confundindo-se com o mesmo.

O sinal digital, por ser discreto, dificulta a adição de ruido, mesmo que tal aconteça, este pode ser facilmente removido.

A desvantagem do sinal digital é que ele precisa ter uma taxa de amostragem elevada para que a informação (durante a conversão) não seja perdida (está-se a passar de algo contínuo, para algo discreto…), isso requer espaço (quer de armazenamento, quer de banda de transmissão.

Resumindo, a principal vantagem dos sistemas digitais é que são praticamente imunes ao ruido. Outra vantagem importante é que um sinal digital pode, facilmente, codificado ou encriptado.

 

Os testos seguintes foram retirados do manual da Raíz Editora, Desafios da Física 11, de Daniel Marques da Silva

 

Funcionamento do microfone e do altifalante (de indução)

07-01-2013 14:07

O texto seguinte foi retirado de: https://m-fq.blogspot.pt/2010/04/microfone-e-altifalante-fisica-11ano.html em 06-01-2013

 

O funcionamento do microfone e do altifalante tem por base a indução electromagnética. Ambos são constituídos por uma membrana ou diafragma, uma bobina e um íman, contudo, no microfone um sinal sonoro é convertido num eléctrico enquanto no altifalante o processo é inverso, um sinal eléctrico é convertido em sinal sonoro.


(imagens retitradas de https://perceberomundo.blogs.sapo.pt/4233.html em 06-01-2013)

Funcionamento do microfone: Quando o som atinge a membrana, esta entra em oscilação devido ás variações de pressao, provocadas pela onda sonora, onde de pressão. Como a membrana está ligada à bobina, esta passa a oscilar com a mesma frequência. Durante este movimento, o fluxo magnético do campo criado pelo íman varia, induzindo uma força electromotriz que dá origem a uma corrente eléctrica na bobina do microfone. Esta corrente alternada induzida na bobina apresenta as mesmas características do som original, quer em frequência quer em intensidade.

Funcionamento do altifalante: Quando a corrente eléctrica passa na bobina, varia de acordo com os sinais eléctricos recebidos (resultantes, poe exemplo, da conversão no microfone de um sinal sonoro), dando origem a um campo magnético variável que, ao interagir com o campo magnético criado pelo íman, provoca na bobina um movimento oscilatório. Uma vez que a bobina está ligada a uma membrana, esta passa a vibrar com a mesma frequência e com a mesma intensidade, reproduzindo o som original, ou seja, a membrana oscilante nao é mais do uma fonte sonora.

 

NOTA: Em vez de um íman fixo e a bobina ligada à membrana, pode-se ter a bobina fixa e o íman ligado à membrada (como no filme seguinte).

 

O filme seguinte ilustra o funcionamento de um microfone. Tenta explicar todas as situações observadas.

Itens: 16 - 20 de 42
<< 2 | 3 | 4 | 5 | 6 >>